Telefone:      (24) 9.9813-4330

Gestão Escolar

Título

Gestão Escolar


Descrição

A dimensão participativa da gestão escolar; Professores e gestores escolar – sexo, idade e cor; Gestão da escola pública: do contexto ao perfil da equipe gestora; Dimensões e indicadores de qualidade na educação; As dimensões da escola; Gestão democrática: diretrizes gerais; A lei de diretrizes e bases da educação nacional; Conselho escolar; Grêmio estudantil; Leis que reforçam a existência do grêmio estudantil; Avaliação da escola; Administração – gestão; Poder, autoridade e participação; Gestão e democracia; A educação brasileira; O perfil dos gestores escolares; O planejamento funcional e suas limitações; Planejamento estratégico; Os elementos do planejamento estratégico;


Objetivos

Promover a especialização de profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como mediadores da aprendizagem.


Público Alvo

Pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à gestão escolar e coordenação pedagógica


Referências

BEYER, H. O. Da Integração Escolar a Educação Inclusiva: Implicações Pedagógicas. In: BAPTISTA, C. (Org.). Inclusão e Escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2006.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CAPPELLETTI, Isabel Franchi (Org.). Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho dagua, 1999b, p. 53-104.
CASTORIADIS, Cornelius [entrevistas e textos]. Apud VOLKER, Paulo et al.Revolução e autonomia: um perfil de Cornelius Castoriadis. Belo Horizonte:COPEC, 1981.
CHAUÍ, Marilena. Cultura, socialismo e democracia: cultuar ou cultivar. Teoria e Debate, n. 8, out./dez. 1989, p. 50-56.
______________Cultura e democracia: O discurso competente e outras falas.6ª. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
COELHO, Ideu Moreira. Realidade e utopia na construção da universidade: memorial. 2ªed. Goiânia: Ed. da UFG, 1999a, p. 53-94.
FPNQ - Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência: o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade. São Paulo: FPNQ, 2003.
FPNQ - Fundação para o Prêmio Nacional Qualidade. Critérios de Excelência: o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade. São Paulo: FPNQ, 2004.
KASSAR, M. de C. M. Deficiências Múltiplas e a Educação Especial no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.
LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LIBÂNEO, J.C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:Cortez, 2003.
LÜCK, Heloísa; FREITAS, Kátia Siqueira de; GIRLING, Robert, KEITH, Sherry. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar? Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas, SP:Papirus, 1992.
SCHNECKENBERG, M. O poder interativo: uma ferramente de planejamento da gestão escolar? ANPED SUL – UNICENTRO, 2016.
TORO, J. B. Transformações na educação e códigos da modernidade. IN: Dois Pontos N. 27. Belo Horizonte: Pitagorás, 1996
UNESCO. Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educacionais especiais. Brasília: Corde, 1994.
VIEIRA, S. L. (coord.). Eleição de diretores: o que mudou na escola? Brasília:Plano, 2001.


Duração

80hs


Prazo para conclusão

40 dias


Investimento

R$ 320,00 à vista ou em até 15x no cartão.




Matricule-se



Se tiver qualquer dúvida entre em contato (24) 9.9813-4330