Telefone:      (24) 9.9813-4330

Coleta de Material Biológico

Título

Coleta de Material Biológico


Descrição

Muitas causas dos chamados “erros de laboratório” estão relacionados a fatores não-analíticos como a forma de coleta, manuseio e transporte da amostra, que ocorrem na fase pré-analítica. A quantidade de erros que podem ocorrer durante a coleta e o processamento de amostras é potencialmente numerosa e as consequências destes erros podem ser muito prejudiciais aos pacientes. Por isso, torna-se indispensável aprimorar os conhecimentos técnicos adequados de coleta de material biológico.
Neste módulo serão abordados os procedimentos de coleta de amostras sanguíneas, de amostras microbiológicas de fezes, urina e secreções apontando recomendações para pacientes pediátricos. Discute ainda cuidados pré- analíticos como centrifugação, transporte de amostras detalhando a estabilidade das mesmas quando não centrifugadas e critérios para rejeição de amostras clínicas.


Objetivos

Oferecer aos profissionais de laboratórios clínicos informações práticas sobre a coleta de material biológico e realçar a importância dos procedimentos pré-analíticos na eficiência dos resultados laboratoriais.


Público Alvo

Profissionais, técnicos e estudantes da área da saúde.


Referências

Henry, J. Diagnósticos Clínicos por Métodos Laboratoriais. SP:Manole, 20ª Ed, 2008.


Duração

60hs


Prazo para conclusão

30 dias


Investimento

R$ 180,00 à vista ou em até 15x no cartão.




Matricule-se



Se tiver qualquer dúvida entre em contato (24) 9.9813-4330