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Laboratórios: planejamento estratégico

Título

Planejamento Estratégico para Laboratórios Clínicos


Descrição

Fundamentos; - Negócio, visão, missão, política e objetivos da qualidade, cenários referenciais, análise dos ambientes externo e interno, definição da postura estratégica, método e técnica de priorização, matriz SWOT, tipos de estratégias; - Fatores críticos para o sucesso; - Postura estratégica de um laboratório; - Balanced Scorecard; - Definição dos planos; - Apresentação dos planos estratégico, tático e operacional; - Administração estratégica; - Procedimento operacional padrão.


Objetivos

Propor soluções práticas, com bases teóricas da gestão pela qualidade total (GQT/TQC), contudo, fundamentadas em exemplos reais advindos da rotina do dia a dia de laboratórios clínicos. Os cursos devem proporcionar aos participantes, informações claras para o entendimento do que é a gestão administrativa dos laboratórios clínicos, tendo como diferencial do que é normalmente ensinado nas Universidades, o conhecimento advindo da aplicação prática e refletida destes conceitos para gestores cuja formação não é administração. Os gestores dos laboratórios clínicos enfrentam atualmente, com toda a certeza, desafios titânicos na luta pela sobrevivência destas organizações. Nunca na história das análises clínicas, os tempos foram tão difíceis. Hoje é imperiosa a necessidade de uma gestão profissional, não existe alternativa! Normalmente os empreendedores da área estruturam os seus negócios utilizando as formações acadêmicas essencialmente centradas nas técnicas médicas, fato que lhes deixa em desvantagem inicial no tocante à gestão dos negócios. Um laboratório clínico sempre será uma alternativa de investimento, portanto, é justo esperar um adequado retorno financeiro para os seus investidores. Este retorno depende diretamente da competitividade e acontece depois do espírito empreendedor. Depende das decisões corretas presentes na rotina diária destas empresas. Cabe aos gestores a grande e permanente responsabilidade de tomar as decisões pertinentes a cada situação desafiadora. Estas decisões devem ser baseadas em fatos, dados e informações fidedignas, não somente na intuição.


Público Alvo

Sócios e acionistas de laboratórios clínicos, diretores, superintendentes, gerentes, supervisores e profissionais de bancada dos laboratórios clínicos, pós-graduados, graduados e acadêmicos de todas as faculdades vinculadas à área das análises clínicas (medicina, farmácia e bioquímica, biomedicina, biologia), bem como graduados e acadêmicos da própria área de administração de empresas. Finalmente, docentes de todas as profissões que tenham interesse em gestão de laboratórios clínicos


Referências

Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Código de Defesa do Consumidor (CDC), Organização Nacional de Acreditação (ONA), International Organization for Standardization (ISO), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Sistema Nacional de Acreditação (DICQ), Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Fundação Universidade de Tecnologia e Ciência (FUNDATEC).


Duração

80hs


Prazo para conclusão

40 dias


Investimento

R$ 320,00 à vista ou em até 15x no cartão.




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